Whatsapp para Materiais de Construção: Aumente suas vendas

Whatsapp para Materiais de Construção: Aumente suas vendas

Que a tecnologia é surpreendente, todos já sabem. Mas além de usar as ferramentas para lazer e relacionamento, as redes sociais são excelentes instrumentos para auxiliar nas vendas das empresas. E é sobre isso que nós vamos falar nesse artigo.

Além das mídias digitais populares, como Facebook e Instagram que já se tornaram sucesso em gestão de marcas, outro aplicativo que ganhou dezenas de usuários é o WhatsApp. Mais do que uma ferramenta usada para trocar mensagens com a família e amigos, o aplicativo, por ser um grande facilitador da comunicação, está sendo cada vez mais usado para estreitar o relacionamento com os clientes e consequentemente, aumentar as vendas de qualquer empresa.

No topo do ranking de aplicativos mais usados, o WhatsApp apresenta alto potencial de mercado para realizar vendas. Se você é gestor de uma empresa ou de uma loja de materiais de construção e está pensando em agregar o aplicativo às suas estratégias de marketing, nós vamos te ajudar com algumas informações essenciais.

Continue a leitura e descubra como faturar ainda mais em 2021 usando o Whatsapp!

POR QUE USAR O WHATSAPP

Além de ser prático, super intuitivo e de ter 68% de preferência de uso nos smartphones dos brasileiros, o WhatsApp é dinâmico e se tornou a ferramenta de comunicação mais ativa do momento. Você pode conversar, se divertir, mas também vender. É possível conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e, a melhor parte, fazer negócios pelo WhatsApp.

Vale lembrar que o número de smartphones ativos no país supera o de habitantes. Ou seja, tem muita gente, inclusive nesse momento, recebendo ou mandando mensagens pelo aplicativo. Sendo assim, não dá para perder essa oportunidade, não é mesmo?

Se você já tem o próprio negócio, pode atrair novos clientes que preferem negociar pela plataforma. Se está planejando abrir um, pode até mesmo validar a ideia ali, fazendo os primeiros contatos, estudando o mercado e otimizando a estratégia. A verdade é que não faltam motivos para apostar nas vendas pelo WhatsApp. Só não dá para fazer isso de forma amadora, sem planejamento.

COMECE PELO WHATSAPP BUSINESS

A segunda versão do app é o WhatsApp Business. E ela foi criada justamente para empresas que querem usar o serviço para se relacionar com clientes de maneira mais próxima e rápida. A plataforma oferece maior controle das atividades e contribui na organização da sua estratégia de vendas.

Ela apresenta diversas funcionalidades para te ajudar a vender mais e melhor, especialmente porque o número que será cadastrado será de um telefone fixo. Dessa forma, facilita o entendimento do consumidor que já conversa com você em associar o contato a empresa.

Por isso, é importante dar a devida atenção na hora de preencher as informações sobre a empresa, afinal, esse será um breve cartão de visitas.

Você vai poder criar respostas automáticas para as perguntas frequentes e criar mensagens de ausência caso você não consiga responder instantaneamente.

Outro ponto valioso e necessário é o uso das métricas, sempre importante para uma estratégia alinhada de vendas. Elas informam os números de mensagens enviadas, lidas, entregues, recebidas, mostra a avaliação da eficiência do seu serviço, além das etiquetas para marcar os clientes com informações como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”. Todas elas são informações que contribuem com o desenvolvimento do seu planejamento estratégico.

ORGANIZE OS NOMES

Como tudo na vida, aqui a organização também é fundamental. Uma prática para facilitar as buscas de nomes dos contatos é de acordo com o estágio de relacionamento com o cliente ou fornecedor.

Isso ajuda a agrupar aqueles que você vende com mais frequência.

Crie um sistema que ajude sua rotina diária e facilite seu trabalho. Assim você evita também que o cliente fique esperando uma resposta.

USE LISTA DE TRANSMISSÃO, EVITE OS GRUPOS.

Um grupo reúne usuários interessados em um assunto em questão, o que possibilita a troca de conteúdo entre eles. Sendo assim, não se aplica a uma empresa.

A dica é usar listas de transmissão. Fácil de usar, você cria a lista, seleciona todos os contatos que deseja colocar nela e pronto! É só escrever a mensagem e enviar.

Dessa forma, você pode disponibilizar uma promoção ou oferta exclusiva, além de divulgar o lançamento de um novo produto.

Importante: ao usar a lista, a conversa com cada usuário ocorre em janela individual.

Ou seja, se alguém responder, só você irá receber.

DEFINA UM CRONOGRAMA DE CONTEÚDOS

Para usar essa ferramenta é necessário entender em qual estágio da jornada de compra estão cada um dos seus consumidores. A partir daí, você cria um cronograma de campanhas com ações direcionadas.

Definir quais materiais serão enviados e quando podem ser chaves importantes para a decisão de compra de um cliente em potencial.

Mas evite uma enxurrada de mensagens. E lembre-se sempre de gerar conexão entre a empresa e o cliente para despertar o desejo dele em querer saber mais sobre a empresa ou sobre as ofertas e produtos.

Se você gostou das nossas dicas, e quer saber quais são os materiais básicos para começar a sua obra, acompanhe este artigo.

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