Como escolher o melhor sistema de gestão para sua construtora? Veja 4 dicas

Como escolher o melhor sistema de gestão para sua construtora? Veja 4 dicas

Um sistema de gestão é extremamente importante para qualquer empresa que precisa manter a produtividade e a lucratividade. Quando falamos de construtoras, isso não é diferente.

Também chamados de ERPs (Enterprise Resource Planning, que traduzindo fica Planejamento de Recursos da Empresa), os sistemas de gestão são softwares que oferecem ferramentas para uma gestão integrada da construtora como um todo, eliminando as atividades manuais e burocráticas e tornando a rotina da empresa mais produtiva.

Em outras palavras, ele facilita o trabalho das construtoras.

Quer saber como escolher o melhor sistema de gestão para sua construtora? Então continue nos acompanhando!

1 – Faça uma análise interna

Antes de mais nada, recomendamos que você analise e pense como um sistema de gestão pode ajudar a sua empresa no momento. Veja quais são as áreas ou processos internos que possuem problemas que precisam ser resolvidos o quanto antes.

Para que essa tarefa seja mais efetiva, faça uma lista com os principais desafios da sua construtora e como eles poderiam ser superados com a aquisição de um sistema de gestão.

Fazendo essa análise interna, você terá uma ideia de quais são os requisitos e funcionalidades que o sistema de gestão precisa ter na hora de fazer a compra.

2 – Priorize a praticidade

Levando em consideração que um sistema de gestão precisa otimizar seu tempo e gerar mais produtividade, é importante que você escolha uma ferramenta que seja fácil de usar e não gere dores de cabeça, não é mesmo?

Pense em como essa ferramenta poderá ajudar não somente você, mas a sua equipe em relação ao planejamento, a rotina do dia a dia e as tomadas de decisão.

Praticidade, simplicidade e usabilidade são essenciais nesse momento!

3 – Treine a sua equipe

Caso seja a primeira vez que um sistema como esse será implantado em sua construtora, é fundamental que a sua equipe participe desse momento. Recomendamos que você dialogue com seus colaboradores e explique a importância da adoção dessa ferramenta e como ela poderá ajuda-los. Além disso, apresente as funcionalidades e a forma que cada pessoa precisará utilizar o sistema.

Vale ressaltar que é nesse momento de treinamento e de testes que os primeiros erros da ferramenta costumam ser identificados, e é aí que você precisa ficar atento para que sejam feitos todos os reparos necessários.

4 – Prefira ferramentas em nuvem

Na área da construção civil, o acesso remoto à ferramenta é algo que vem muito a calhar, principalmente se você estiver na obra e precisa acessar algo em tempo real. É isso que um sistema de gestão baseado em nuvem oferece!

Segurança, praticidade e controle entram no pacote de vantagens ao optar por um sistema de gestão em nuvem, por isso leve esse fator em consideração!

 

Bônus: os ERPs que nossos clientes usam

Conversamos com alguns clientes Cerâmica Princesa e perguntamos quais os ERPs que eles usam em suas construtoras. Listamos os três mais usados, confira:

Sienge

Uau

Supera Sistemas

 

Com essas dicas, você poderá escolher um sistema de gestão para sua construtora de forma muito mais assertiva!

Caso a sua construtora necessite de tijolos cerâmicos certificados que garantem mais segurança e qualidade na execução dos projetos, nossos consultores podem te ajudar – Somos uma indústria de tijolos com mais de 80 anos de mercado, e estamos presentes nas obras mais conceituadas da região como o Yachthouse by Pininfarina, o maior edifício da América Latina.

É inegável que a qualidade dos materiais está intimamente ligada com o sucesso final da sua obra.

Não perca tempo, clique aqui e fale conosco!