Gestão de compras na construção civil

Gestão de compras na construção civil

Separamos algumas dicas de gestão de compras na construção civil e como otimizar.

A construção civil é um setor em que mínimos detalhes podem resultar em grandes impactos no canteiro de obras.

Por isso, é importante identificar as oportunidades de otimização e aproveitar as suas vantagens.

A gestão de compras na construção civil, além de garantir uma organização financeira para a sua empresa, é essencial para otimizar os resultados no canteiro de obras.

Com uma boa gestão de compras, é possível evitar atrasos, desperdícios, melhores prazos e condições de pagamento.

Sabendo da importância da gestão de compras na construção civil, separamos 6 dicas para melhorar a sua gestão, e os seus resultados na obra.

Veja:

Comece com um bom planejamento

O planejamento é a base para qualquer atividade de sucesso.

No setor de compras, um bom planejamento garante uma gestão mais precisas e econômica.

Os documentos desenvolvidos na etapa de projeto da obra podem servir como uma boa base para a sua gestão de compras, já que eles devem detalhar as etapas da obra, cronograma e orçamento.

Por isso, reúna todas essas informações e defina um cronograma de compra, estipulando o que deve estar disponível no início da obra, e em que momento os demais insumos serão necessários no canteiro.

Leve em consideração o espaço disponível para armazenar os materiais.

Conheça o seu estoque atual

Antes de comprar os materiais para a obra, verifique quais produtos necessários para a construção você já possui em estoque.

Assim, não há risco de comprar materiais já disponíveis e ter um gasto extra desnecessário.

Além de garantir um bom controle financeiro, verificar o estoque antes de iniciar uma obra mantem o giro de produtos e evita que insumos fiquem armazenados por muito tempo e percam a sua utilidade.

Gestão de compras é pesquisa de preços

Com um orçamento máximo já estipulado, faça uma boa pesquisa de preços para garantir o melhor custo benefício para a obra e para a sua organização financeira.

Use todos os recursos possíveis para garantir os melhores descontos e formas de pagamento.

Nesse momento, o seu cronograma será essencial, pois com ele você poderá realizar essa pesquisa com antecedência e realizar as negociações necessárias.

Busque parcerias para uma boa gestão de compras

Durante a pesquisa de preços, certamente você identificou além de preços mais acessíveis, como também fornecedores abertos a negociação.

Uma parceria entre a sua construtora e o fornecedor é uma boa opção para garantir benefícios a médio prazo para a sua empresa.

Você consegue bons preços para os insumos que precisa e o fornecedor tem uma garantia de novas vendas futuras.

Com o tempo, uma parceria entre construtora e fornecedor pode garantir ainda mais flexibilidade nos prazos e meios de pagamento, facilitando a sua organização financeira.

Não deixe para comprar de última hora

Encher o seu estoque com produtos de baixa saída ou que apresentam risco de sofrer danificações com o tempo não é adequado.

Mas, as compras devem ser feitas com certa antecedência.

Deixar as compras para a última hora pode ser um grande problema.

Elas certamente vão ter um custo muito alto, e o prazo de entrega pode atrapalhar a produtividade no canteiro de obras.

Deixar as comprar para a última hora oferecem um risco muito grande, por isso, o cronograma de obra é tão importante para evitar problemas e garantir que tudo ocorra conforme o planejado.

Otimize processos

A tecnologia é sempre um bom investimento.

Ela pode te ajudar a otimizar processos internos e garantir mais eficiência em processos que podem fazer a diferença na construção civil.

Um bom sistema de controle de estoque, gestão e cronograma de obras, por exemplo, pode facilitar uma série de processos na empresa, e ainda otimizar a gestão de compras, evitando atrasos ou outras situações indesejadas que atrapalhem o desempenho no canteiro de obras.

Organizar os processos da empresa é uma ótima forma de garantir uma boa gestão de compras, assim o responsável por essa tarefa estará ciente das necessidades e prazos da obra.

Além de ter conhecimento sobre o andamento dos processos, um gestor de compras precisa estar atento ao mercado e aproveitar as melhores oportunidades e benefícios encontrados.

Com uma boa otimização na empresa, a gestão certamente será de sucesso.

Deixe uma resposta

Fechar Menu