Desperdício na obra: o planejamento pode te ajudar.

Desperdício na obra: o planejamento pode te ajudar.

Saiba como o planejamento na construção civil ajuda a evitar o temido desperdício na obra.

O desperdício na construção civil é algo que preocupa engenheiros, arquitetos e, principalmente quem está construindo.

Ainda assim, existem muitas pessoas que veem os desperdícios na obra apenas como entulhos, como o resultado das sobras da construção.

Mas se colocassem essa quantidade de entulhos na “ponta do lápis”, iriam perceber que ocorre um grande desperdício de material.

Em média, são gastos 8% a mais de material do que o necessário para a realização de uma obra.

Descubra quais tijolos usar na sua obra e ter menos desperdício de materiais.

Mas por que acontece esse desperdício?

Na maioria das vezes, é por falta de planejamento na construção.

O planejamento é tão importante quanto a execução da obra, mas muitas pessoas e empresas não se preocupam em criar um.

Com um bom planejamento, é possível evitar a perda de materiais, de recursos financeiros e de mão de obra, além diminuir os impactos ambientais.

Para criar um bom planejamento, é preciso saber onde acontecem os principais desperdícios e com base nisso, criar ações para evitá-los.

Os principais desperdícios na obra

Os desperdícios acontecem pela falta de atenção aos detalhes. Quase todos os setores e processos em uma obra estão sujeitos a isso, por isso que o planejamento e o acompanhamento na obra são tão importantes. Perceber quais são os locais que acontecem os desperdícios é essencial para criar ações afim de evitar que eles aconteçam.

As principais causas de desperdício na obra

– Compra de materiais de maneira incorreta ou ineficiente;

– Ausência de controle de estoque;

– Desorganização no canteiro de obras;

– Logística do transporte de materiais inadequada;

– Má utilização dos materiais;

– Acomodação de materiais de forma inadequada;

– Falta de qualidade nos procedimentos.

Ao observar as causas, é possível planejar ações para executar cada uma delas da melhor forma.

Para elaborar um projeto com antecedência, é preciso prestar atenção em todos os detalhes e materiais e fazer um orçamento que contemple as verdadeiras necessidades da obra.

Com isso a variação final será mínima.

Para se planejar, é preciso pensar em cada uma das causas estrategicamente

– Compra de materiais de maneira incorreta ou ineficiente: é preciso prestar atenção a compra de materiais, pedidos duplos, ou com dimensões e quantidades erradas são bem comuns e grandes contribuintes de desperdícios.

– Ausência de controle de estoque: é essencial saber o que está disponível no estoque, controlar quais as datas de validade dos produtos e a rotatividade dos materiais.

– Desorganização no canteiro de obras: organização é fundamental em qualquer trabalho, e em um canteiro de obra não é diferente.

A desorganização gera muitos desperdícios, além de ser um facilitador para acidentes de trabalho.

– Logística do transporte de materiais inadequada: o transporte de materiais gera muitos desperdícios, pois se não houver cuidado no transporte, muito materiais podem ficar danificados. Por isso na obra, os materiais devem ser guardado em locais estratégicos e terem a menor locomoção possível.

– Má utilização dos materiais: é preciso ter cuidado ao utilizar os materiais, utilizando e produzindo somente o necessário para cada etapa.

– Acomodação de materiais de forma inadequada: armazenar os materiais de forma errada ou em lugares errados também costuma danificar os materiais e gerar desperdícios.

– Falta de qualidade nos procedimentos: além de ter que jogar fora materiais, gera retrabalho. Por isso é preciso contratar boa mão de obra qualificada.

A redução do desperdício na obra, não geram apenas ganhos de produtividade para as pessoas ou empresas que estão construindo, mas também diminuem os danos ao ambiente. Por isso é preciso cuidar para diminuir esses resíduos e prestar atenção à destinação deles.

Conclusão

Com o planejamento correto é possível diminuir e até evitar o temido desperdício na obra. Basta prestar atenção nas principais causas dos desperdícios e como fazer a gestão de cada etapa em que elas estão na construção.

Dessa forma, a produtividade aumenta e custos e impactos ambientais diminuem.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu