Equipe de obras para sua construtora

Equipe de obras para sua construtora

Para que uma obra seja realizada com sucesso e alcance os resultados esperados é extremamente necessário ter um bom planejamento da construção e montar uma boa equipe de obras para sua construtora.

Com isso em ordem, fica muito mais fácil tirar o projeto do papel com a melhor eficiência possível.

Uma boa equipe de obras exige profissionais motivados e capacitados, que tenham em mente quais os objetivos a serem cumpridos neste trabalho.

Assim, fica mais fácil que o projeto seja executado dentro do prazo e metas estabelecidos.

O modelo de equipe de obras pode variar de acordo com as necessidades de cada projeto, mas alguns profissionais são essências em todo tipo de obra.

Por isso separamos uma lista com os profissionais que não podem faltar na equipe de obras da sua construtora e como escolher os melhores trabalhadores para o seu time:

Arquiteto

O arquiteto é o profissional responsável por elaborar o projeto criativo e eficiente da sua obra, dando atenção ao layout e design da construção.

Por isso, ele pode acompanhar todos as etapas de construção e até mesmo da decoração, auxiliando no controle de qualidade e dos produtos que serão utilizados.

Para encontrar um arquiteto de qualidade para sua equipe de obra, busque por projetos antigos e recomendações de outros clientes e procure também pelo seu registro no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Baixe o catálogo da Cerâmica Princesa
Baixe o catálogo da Cerâmica Princesa

Engenheiro civil

O engenheiro cuidará de todos os cálculos estruturais para que a obra seja executada, e pode estar associado outros projetos específicos dentro da obra como o projeto hidráulico e elétrico.

Ele irá garantir e fiscalizar a segurança em todas atividades a serem executadas no decorrer da obra.

Ele poderá também sugerir equipamentos mais apropriados, eficientes e seguros para serem utilizados no canteiro de obras, otimizando o tempo e garantindo a integridade física dos demais trabalhadores.

Escolher um bom engenheiro também exige uma boa pesquisa de históricos e registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

Pedreiro e serventes

O pedreiro é um dos profissionais mais importantes em uma construção, afinal é ele quem concretiza o projeto, levantando paredes, instalando pisos, janelas e outros itens necessários em uma obra.

Já o servente de pedreiro é responsável por realizar a preparação de insumos como argamassa, transportar os materiais e remover os entulhos gerados.

Ele é de grande importância para agilizar os processos da construção e para que as atividades possam ser realizadas conforme o prazo estabelecido.

Encontrar pedreiros e serventes com mão de obra de qualidade é fundamental para uma boa execução da obra, por isso, busque as melhores referencias de mercado, e se houver demanda, contrate pedreiros especializados em cada setor de obra (alvenaria, acabamento, azulejista, entre outros.)

Mestre de obras

O mestre de obras tem como principal função acompanhar as etapas de construção e certificar-se de que tudo está saindo conforme o projeto da obra, atendo aos demais trabalhadores, quando necessário.

É de sua responsabilidade entregar ao gerenciador de obras um relatório completo a respeito dos processos exercidos pelos colaboradores.

Este profissional deve ter o conhecimento técnico de construção e estar apto para a interpretação da planta baixa do projeto.

Encanador e eletricista

O encanador será o profissional responsável por executar o projeto hidráulico da obra, realizando a instalação do registro, canos de água e esgoto da construção.

Já o eletricista, será responsável pela iluminação e energia do imóvel, participando de três etapas essenciais:

  • Verificar os pontos de luz orientados no projeto;
  • Realizar a instalação de tubulações para a passagem de fios;
  • Instalar interruptores e tomadas no final da obra.

Ambos os profissionais devem ser especializados e devem ter total conhecimento sobre o projeto, assim suas atividades podem ser exercidas com qualidade eficiência, sem comprometer a estrutura da obra.

Esta etapa da construção é muito importante em seu resultado final, e a escolha de profissionais deve ser feita com atenção.

Por isso busque por profissionais certificados e opte por aqueles que ofereçam garantia do serviço e trabalhem com a maior segurança possível.

Pintor

O trabalho do pintor entra em ação quando todos os outros profissionais já tiverem concluído suas atividades.

Ele será responsável por dar o toque final, quando a construção já estiver concluída.

Para escolher um profissional de qualidade busque referências e conheça o trabalho do pintor.

É interessante também, observar se ele possui experiência com as diversas opções de tintas disponíveis no mercado.

Baixar o Checklist: Vai Construir?
Vai construir? Baixe nosso checklist!

 


Ter uma equipe completa e qualificada é fundamental para garantir o sucesso na execução das suas obras.

Profissionais capacitados podem elevar o nível da sua construção com uma boa produtividade e melhor custo benefício.

Além disso, facilita muito o seu gerenciamento de obras.

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu