O canteiro de obras auxilia a produtividade

O canteiro de obras auxilia a produtividade

Você sabia que a maneira como o canteiro de obras é pensado pode auxiliar na produtividade da equipe?

Obter a maior produtividade possível e os melhores custos em uma obra é uma das principais preocupações nas empresas de construção civil.

O layout e organização do canteiro de obras são fatores importantes para conseguir alcançar os objetivos esperados pela empresa.

Por isso separamos alguns itens que podem fazer a diferença na produtividade da sua obra.

Layout do canteiro de obras

Em um canteiro de obras a organização é fundamental!

Saber dispor os equipamentos e materiais da forma mais eficiente possível faz toda a diferença no rendimento e até mesmo nos custos da obra.

Por isso, o layout do canteiro de obras deve ser minuciosamente pensado e planejado por um profissional que tenha grande domínio gerencial da obra.

Os materiais, por exemplo, devem estar em locais estruturados e de fácil acesso, evitando a quebra e desperdício de insumos.

O mesmo acontece com a disposição de equipamentos e pessoas, que devem ser posicionados de acordo com as suas movimentações durante os processos da obra, afinal, movimentos desnecessários reduzem a produtividade e aumentam os custos.

Em alguns tipos de obras, é necessário ainda, a construção de diferentes espaços como almoxarifado, alojamento e refeitório, escritório, carpintaria, central de preparo do concreto e vários depósitos para armazenar materiais como cimento, brita, areia e ferro.

É importante lembrar que durante uma obra existem diversos processos a serem realizados, por isso o canteiro de obras deve ser planejado com certa flexibilidade, uma vez que haverá mudanças com os equipamentos, materiais e até mesmo com o processo de construção.

Mantenha a organização e limpeza dos espaços

Além de garantir a saúde e segurança dos trabalhadores, manter o canteiro de obras em ordem durante a construção é também um fator determinante para a produtividade dos colaboradores.

Com tudo limpo e organizado fica mais fácil manusear os materiais, e realizar movimentações de equipamento dentro do canteiro.

Reservar um horário específico para uma limpeza mais profunda e criar uma rotina de limpeza com os trabalhadores pode ser uma boa solução para manter tudo em ordem.

Baixe o catálogo da Cerâmica Princesa

Atente-se às regulamentações

Ao planejar o canteiro de obras e a construção dos espaços necessários, certifique-se de que a estrutura é confortável e segura para todos os colaboradores.

Fique atento também as regulamentações exigidas pela Consolidação das Leis Trabalhistas, que consta em diversas regras para a instalação sanitária, instalação de vestiários, alojamentos e refeitório, assim como ambulatório, escritório, almoxarifado e todos os outros espaços que serão utilizados pelos trabalhadores da obra.

Deixe uma resposta

Fechar Menu