You are currently viewing Qual o impacto dos blocos cerâmicos no meio ambiente? Veja aqui

Qual o impacto dos blocos cerâmicos no meio ambiente? Veja aqui

Nos últimos tempos, os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e com a sustentabilidade na hora de fazer uma compra, e isso acaba influenciando nas tomadas de decisão das empresas, que vêm atualizando os seus processos para que sejam mais eficientes e gerem menos desperdício.

Materiais com maior vida útil, o uso racional e mais inteligente dos recursos naturais e o desenvolvimento de processos mais assertivos estão entre as principais mudanças ocorridas no setor nos últimos tempos, e tudo indica que essa luta continue em 2023.

Mas e os blocos cerâmicos, será que eles impactam positivamente no meio ambiente? Vamos responder essa e outras perguntas no artigo de hoje. Acompanhe a leitura até o final.

A melhor aposta para uma construção sustentável

Respondendo à pergunta: sim, os blocos cerâmicos são a melhor aposta para quem busca construir de maneira sustentável, e isso se dá por vários motivos que vamos explicar a seguir:

– Redução do efeito estufa: um dos maiores causadores do efeito estufa é o gás carbônico (CO2); quando em grande quantidade na atmosfera, o CO2 absorve os raios solares para devolver em forma de radiação, o que acaba contribuindo para o aquecimento global. As construções que utilizam blocos cerâmicos têm impacto muito menor na emissão do CO2 quando comparado com blocos de concreto, por exemplo, já que o processo de fabricação dos blocos cerâmicos é feito com fontes de energia renováveis, como é o caso de biomassas e cavacos de madeira.

– Economia de água: de acordo com um estudo da consultoria ambiental Quantis, uma casa padrão do programa Minha Casa Minha Vida de 36m² construída com parede de concreto consumirá 158m³ de água. Se considerarmos um total de 2 milhões de casas, temos 316 milhões de m³ de água sendo consumidos. Se essa mesma casa for construída com blocos de concreto, ela consumirá 71m³ de água, que multiplicados por 2 milhões, resultam em 143 milhões de m³ de água.

Agora, se você escolher construir essas casas com blocos cerâmicos, serão utilizados apenas 25m³ de água em cada unidade, que resultam em 46 milhões no total de 2 milhões de casas. Isso representa uma economia de 65% em comparação aos blocos de concreto e 84% em comparação às paredes.

 

– Materiais 100% recicláveis: você sabia que os blocos cerâmicos são recicláveis? Pois é, é indiscutível que a reciclagem é um dos grandes desafios quando estamos falando da sustentabilidade, e é por esse fato que a cerâmica é uma das soluções que mais contribui positivamente para o nosso planeta.

Reduza, Reutilize e Recicle

Para finalizar, vamos falar sobre os 3 Rs da sustentabilidade, que juntos reúnem um conjunto de ações benéficas ao meio ambiente, além de promoverem mais economia à construção civil. Entenda melhor cada um deles:

– Reduza: diminua o uso de insumos para realizar as suas atividades (materiais de construção, água, combustíveis), o que fará você gerar menos lixo.

– Reutilize: utilize novamente um material antes de descarta-lo de vez. Por exemplo, a água pode ser usada mais vezes, seja para fazer limpezas ou até mesmo para as descargas no banheiro.

– Recicle: faça com que aquilo que já foi utilizado se torne algo novo. Isso pode ser feito separando corretamente o lixo nos canteiros de obra: vidro, plástico, metal e papel.

 Conheça a Cerâmica Princesa

Quando se trata de blocos cerâmicos, nós aqui da Cerâmica Princesa somos especialistas no assunto.

Estamos há mais de 80 anos no mercado, contamos com uma produção mensal de 3,6 milhões de peças e um efetivo de mais de 100 colaboradores trabalhando em turnos ininterruptos, ajustando-se aos atuais métodos de evolução determinados pelo mercado global.

Aderimos ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) em 2001, que tem o objetivo de fazer com que todos os insumos utilizados na construção civil estejam em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A nossa filosofia é inovar a cada dia, a fim de atender às necessidades dos nossos clientes, fornecedores e colaboradores, mantendo o alto padrão de qualidade e contribuindo social e politicamente com o desenvolvimento do nosso município, região e estado.

Agende uma conversa com um de nossos consultores!