You are currently viewing Construção civil em 2022: confira quais são as principais tendências para o setor

Construção civil em 2022: confira quais são as principais tendências para o setor

Felizmente, diversos setores já começaram a se recuperar da crise global causada pela pandemia do COVID-19, e a construção civil é um deles.

São muitas mudanças e novidades acontecendo nesses últimos meses no setor, e elas podem promover oportunidades de negócio para quem estiver atento.

Além disso, já é possível prever quais serão as principais tendências na construção civil em 2022, e foi pensando nisso que nós aqui da Cerâmica Princesa preparamos este artigo.

Portanto, leia atentamente até o final!

A realidade aumentada será uma grande aliada

Não é novidade pra ninguém do setor que a tecnologia tem sido uma grande aliada da construção civil nos últimos tempos, e em 2022, isso definitivamente não será diferente com a realidade aumentada.

Trata-se de um recurso que permite planejar precisamente as medidas e expectativas do projeto a partir de softwares de desenho 3D. Através dessa tecnologia, os profissionais poderão identificar melhorias e corrigir os problemas antes mesmo da construção em si.

Com isso, teremos economia de tempo e dinheiro em todo o processo de construção.

As importações permanecerão em alta

A COVID-19 tem causado crises de abastecimento nos últimos meses, o que acabou afetando a construção civil e demais setores. Por mais que estejamos nos recuperando desses problemas, a escassez de matéria-prima ou o alto custo da mesma ainda é são alguns dos principais problemas.

Entretanto, nos últimos dois anos, as importações de materiais estão em alta, e a tendência é que continuem assim para 2022, devido a demanda de mercado que precisa ser abastecida.

Tudo estará conectado

Estamos falando da internet das coisas, que permite conectar máquinas, equipamentos e pessoas.

Isso é feito por meio de uma rede de internet para que tudo esteja funcionando de forma interligada, o que permite monitorar as máquinas de forma precisa, medir o consumo de energia e ainda otimizar o funcionamento dos equipamentos.

Além disso, a internet das coisas garantirá mais segurança aos colaboradores: será possível detectar sinais de fadiga e alterações de temperatura corporal, o que poderá evitar possíveis acidentes.

A luta por um mundo mais sustentável

Você já deve ter percebido que os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e com a sustentabilidade, não é mesmo?

Pois é, e isso influencia as empresas a atualizarem os seus processos para que sejam mais eficientes e gerem menos desperdício.

Materiais com maior vida útil, o uso racional e mais inteligente dos recursos naturais e o desenvolvimento de processos mais assertivos estão entre as principais mudanças ocorridas no setor nos últimos tempos, e tudo indica que essa luta continue em 2022.

Já fizemos um post aqui no nosso blog com 3 dicas para aplicar a sustentabilidade na construção civil. Para acessá-lo, basta clicar aqui.

A utilização de produtos com qualidade comprovada

A utilização de produtos de qualidade na construção civil sempre foi um pré-requisito para uma obra de sucesso, e em 2022, isso com certeza não será diferente.

Quando se trata de tijolos cerâmicos, por exemplo, nós aqui da Cerâmica Princesa somos autoridade no assunto.

Isso porque nós contamos com uma produção mensal de 3.600.000 peças, além de um efetivo de mais de 100 colaboradores trabalhando em turnos ininterruptos ajustando-se aos atuais métodos de evolução determinados pelo mercado global e buscando sempre oferecer aos nossos clientes produtos e serviços de alta qualidade.

Além disso, aderimos ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) em 2001, e nos certificamos em 2003. O objetivo do programa PBQP-H é tornar todos os insumos utilizados na construção civil, bem como o produto acabado, em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A nossa filosofia é inovar a cada dia, a fim de atender às necessidades dos nossos clientes, fornecedores e colaboradores, mantendo o alto padrão de qualidade e contribuindo social e politicamente com o desenvolvimento do nosso município, região e estado.

Agende uma conversa com um de nossos consultores!