You are currently viewing 3 dicas para aplicar a sustentabilidade na construção civil

3 dicas para aplicar a sustentabilidade na construção civil

Já não é mais novidade pra ninguém que os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões ambientais e com a sustentabilidade, e isso acaba refletindo no mercado da construção civil.

Caso você não conheça o conceito, sustentabilidade é a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte dos seres humanos.

Na construção civil, a ideia é trocar os recursos naturais que possam ser substituídos e usar aqueles que não podem de forma consciente.

Para auxiliar nesse momento, nós aqui da Cerâmica Princesa preparamos este artigo com 3 dicas para aplicar a sustentabilidade na construção civil. Acompanhe com atenção!

1 – Reduza, Reutilize e Recicle

Esses são os 3 Rs da sustentabilidade, que juntos reúnem um conjunto de ações benéficas ao meio ambiente e promovem mais economia à construção civil. Entenda melhor cada um deles:

– Reduza: diminua o uso de insumos para realizar as suas atividades (materiais de construção, água, combustíveis), o que fará você gerar menos lixo.

– Reutilize: utilize novamente um material antes de descarta-lo de vez. Por exemplo, a água pode ser usada mais vezes, seja para fazer limpezas ou até mesmo para as descargas no banheiro.

– Recicle: faça com que aquilo que já foi utilizado se torne algo novo. Isso pode ser feito separando corretamente o lixo nos canteiros de obra: vidro, plástico, metal e papel.

2 – Invista em tecnologia

Para economizar tempo e recursos naturais, você pode utilizar a tecnologia como uma importante aliada no canteiro de obras, já que com ela é possível ser mais produtivo e evitar retrabalho ou desperdícios.

Existem diversos softwares que lhe ajudam a elaborar projetos e otimizar o tempo da sua equipe, como os ERPs (Enterprise Resource Planning, que traduzindo fica Planejamento de Recursos da Empresa), softwares que oferecem ferramentas para uma gestão integrada da construtora como um todo, eliminando as atividades manuais e burocráticas e tornando a rotina da empresa mais produtiva.

Temos um artigo em nosso blog onde te ajudamos a escolher o melhor ERP para sua construtora. Clique aqui e confira!

3 – Considere a instalação dos telhados verdes

Os telhados verdes são uma técnica de arquitetura que utiliza grama e/ou plantas para fazer uma cobertura vegetal na residência.

Além do benefício estético, essa técnica facilita a drenagem da água da chuva, que pode ser reutilizada no futuro, fornece isolamento térmico e acústico e gera mais economia.

Essa área também pode ser utilizada como um jardim suspenso, um local que pode funcionar para lazer e descanso. Muito legal, não é mesmo?

Vantagens da aplicação de sustentabilidade na construção civil

– Diminuição da produção de entulhos no canteiro de obras;

– Menor emissão de gás carbônico;

– Maior retorno financeiro dos investimentos;

– Auxilio na classificação do ativo imobiliário como ESG (Environmental, Social and Governance).

– Redução de gastos desnecessários;

– Incentivos fiscais;

E pra finalizar, queremos deixar claro que não adianta adotar práticas sustentáveis se você não contar com produtos de confiança e credibilidade.

Quando se trata de tijolos cerâmicos, por exemplo, nós aqui da Cerâmica Princesa estamos há mais de 80 anos no mercado, contamos com uma produção mensal de 3,6 milhões de peças e um efetivo de mais de 100 colaboradores trabalhando em turnos ininterruptos, ajustando-se aos atuais métodos de evolução determinados pelo mercado global.

Aderimos ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) em 2001, que tem o objetivo de fazer com que todos os insumos utilizados na construção civil estejam em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A nossa filosofia é inovar a cada dia, a fim de atender às necessidades dos nossos clientes, fornecedores e colaboradores, mantendo o alto padrão de qualidade e contribuindo social e politicamente com o desenvolvimento do nosso município, região e estado.

Agende uma conversa com um de nossos consultores!