No momento você está vendo Como acertar na hora de escolher o tipo de tijolo para sua obra?

Como acertar na hora de escolher o tipo de tijolo para sua obra?

Uma das principais dúvidas que surgem para quem vai construir ou reformar é a respeito dos materiais que serão utilizados na obra, estes que têm uma grande responsabilidade tanto pela qualidade do resultado final quanto pelos gastos da construção.

Logo, quando falamos dos tipos de tijolos para sua obra, eles precisam ser escolhidos com muito carinho e atenção.

Pensando nisso, nós aqui da Cerâmica Princesa resolvemos preparar este conteúdo para te ajudar nesse momento. Acompanhe conosco até o final!

Tipos de alvenaria

Antes de partirmos para os tipos de tijolos, é importante que você entenda que existem dois tipos de alvenaria: a alvenaria estrutural e a alvenaria convencional. Temos um post no nosso blog onde falamos sobre as principais diferenças desses estilos de construção. Clique aqui e confira.

Principais tipos de tijolos

Tijolo maciço:

Sendo um tipo de tijolo que não apresenta nenhum orifício nas suas faces, o tijolo maciço apresenta uma beleza significativa, e não é atoa que acaba sendo utilizado por muitos como um elemento decorativo.

Sua alta resistência e a sua eficiência no isolamento térmico e acústico são as principais vantagens desse tipo de tijolo, sem contar que ele proporciona um menor desperdício na obra.

A principal desvantagem do tijolo maciço está no tempo de assentamento, que passa a ser maior, e na grande quantidade de argamassa necessária para o fazê-lo.

Tijolo de concreto:

Também conhecidos como blocos de concreto, os tijolos de concreto são fabricados a partir de cimento, agregados e água.

Vale ressaltar que existem dois tipos de bloco de concreto: o estrutural e o de vedação. Estrutural é quando a alvenaria se torna a própria estrutura da casa, sem a necessidade de utilizar vigas ou pilares. Vedação é quando o bloco de concreto é usado apenas para vedar as paredes e dividir cômodos.

Os tijolos de concreto oferecem economia no revestimento, resistência mecânica e regulação geométrica.

 

Suas desvantagens incluem um peso maior para transporte e manuseio no canteiro, além da exigência de cuidado nas juntas de dilatação, que devem ser menores. O preço costuma ser superior aos outros modelos e, em caso de inundações, a água pode penetrar nos tijolos e estragar as paredes.

Tijolo baiano:

Este é um dos tipos de tijolos cerâmicos mais comuns na construção civil brasileira, e isso se deve à facilidade de encontra-lo e ao seu preço acessível. Pode ter 6, 8 e 9 furos, além de outros tamanhos e quantidades diferentes, mas o de 9 furos é o mais resistente.

Dentre suas vantagens, estão o peso, uma vez que ele é muito fácil de ser transportado e manuseado, e a aderência, pois suas ranhuras em todos os lados permitem que a argamassa penetre melhor nos frisos, o que garante melhor qualidade na construção. Vale ressaltar que o tijolo baiano apresenta um bom isolamento térmico e acústico, o que pode ainda ser potencializado dependendo do método construtivo.

Dentre suas principais desvantagens, estão a fragilidade, o que pode acabar causando desperdícios na obra. O tijolo baiano também não é recomendado para uso estrutural, somente para fins de vedação.

 

E aí, já tem em mente qual modelo você irá escolher?

A nossa recomendação é que você entre em contato com empresas especializadas na fabricação de cada tipo de tijolo.

Nós da Cerâmica Princesa, por exemplo, temos mais de 80 anos na produção de tijolos cerâmicos, e estamos presentes nas obras mais conceituadas da região, como o Yachthouse by Pininfarina, o maior edifício da América Latina. Produzimos mais de 3,6 milhões de peças mensais de blocos cerâmicos e detemos exigentes certificações do mercado.

Se você quiser saber mais sobre nossos produtos, clique aqui e entre em contato!