You are currently viewing 5 dicas essenciais para a gestão da sua construtora em 2022

5 dicas essenciais para a gestão da sua construtora em 2022

Felizmente, estamos nos recuperando dos impactos que a pandemia tem causado nas nossas vidas e nos nossos negócios.

Quando falamos em construtoras, focar na gestão pode ser o melhor caminho para fazê-la prosperar ainda mais neste ano de 2022, e é por isso que nós aqui da Cerâmica Princesa preparamos este artigo com 5 dicas essenciais.

Acompanhe conosco até o final, você não irá se arrepender!

1 – Tenha um bom planejamento

Empreendedores que planejam com cuidado suas ações tendem a conquistar mais rápido os seus objetivos, logo, essa é a nossa primeira dica para a gestão da sua construtora.

Um bom planejamento consiste em refletir sobre 3 importantes questões:

– Onde você está atualmente?

– Onde você quer chegar?

– Como você vai chegar lá?

Além de auxiliar muito no crescimento da sua construtora, ter essas respostas somadas a um bom planejamento será importantíssimo para você garantir o controle sobre processos, orçamentos, prazos, custos e ainda prever e identificar riscos que possam comprometer a sua operação.

2 – Atente-se aos erros mais comuns do cotidiano 

Obviamente, nem todos os erros cometidos por você e pela sua equipe diariamente podem ser identificados com antecedência. Porém, isso não é desculpa para você não estar devidamente preparado.

Aproveite um momento mais calmo para analisar com cuidado quais são os principais problemas enfrentados no momento da obra, principalmente aqueles que se repetem com frequência.

Após isso, pense em uma solução – o que você pode fazer para solucionar esses problemas e evitar que eles se repitam?

3 – Use os dados a seu favor

Na hora de tomar decisões em sua construtora, utilize os dados a seu favor.

Atualmente, existem diversas ferramentas de Business Intelligence (Inteligência de Negócios) que lhe auxiliam na análise de grandes quantidades de dados e criam relatórios tanto de controle quanto de resultados.

Assim, você consegue decidir com base nos dados e não no seu próprio achismo, o que acaba diminuindo as chances de risco.

Falando nisso, temos um artigo aqui no nosso blog que fala sobre como escolher o melhor sistema de gestão para sua construtora. Se você quiser acessar, basta clicar aqui!

4 – Não esqueça da contabilidade

Empreendedores de diversos setores acabam negligenciado a contabilidade do seu negócio, e na construção civil, isso é muito comum. Precisamos deixar claro que esse é um grande problema, viu?

Quando a sua contabilidade não é feita da maneira correta, você está sujeito ao pagamento de multas para o governo, o que acarreta no aumento de custos para sua empresa e diminui os seus lucros, e não é isso que você quer.

Para uma boa gestão da sua construtora, não esqueça de dar a atenção necessária à contabilidade, pois esse é um ponto importantíssimo.

5 – Divulgue a sua construtora

Já que falamos de lucro no tópico anterior, precisamos falar sobre a conquista de novos clientes.

Existem muitas ferramentas de marketing disponíveis no mercado que podem te ajudar nesse momento. Apostar nelas é fundamental, e nós recomendamos que você o faça.

A internet deve ser sua aliada, pois é uma solução rápida e econômica para promover o seu negócio. Ter um bom site, blog com conteúdos relevantes e redes sociais atualizadas pode ser o que faltava para sua construtora decolar.

Conheça a Cerâmica Princesa 

É sempre importante contar com quem tem experiência e autoridade no assunto quando se trata de tijolos cerâmicos.

Há mais de 80 anos de mercado, estamos presentes nas obras mais conceituadas da região, como o Yachthouse by Pininfarina, por exemplo, o maior edifício da América Latina.

A qualidade dos materiais está intimamente ligada com o sucesso de uma obra

 

Agende uma conversa com um de nossos consultores!