Chegou a hora de construir: conheça os materiais de construção básicos para a sua obra

Chegou a hora de construir: conheça os materiais de construção básicos para a sua obra

Chegou a hora de construir ou reformar a sua casa. Você se organizou, deixou suas finanças reservadas para isso e agora é só colocar a mão na massa – literalmente. Mas você sabe, afinal, quais são os itens básicos para a construção ou reforma? Nesse artigo, vamos te ajudar a ter mais clareza quando o assunto é material de construção.

Lidar com esses processos exige muito planejamento, tanto financeiro, quanto de tempo e ainda na escolha dos materiais e dos profissionais que farão a execução. Mesmo que a ideia seja remover uma parede da sala ou acrescentar uma, você precisa saber que a tarefa é árdua.

Definir quais materiais comprar é o ponto de início de todo o processo, afinal, você precisa ter a garantia da qualidade dos produtos, pois isso vai afetar diretamente no resultado da oba.

E pra te ajudar a evitar qualquer tipo de dor de cabeça, preparamos algumas dicas fundamentais para a escolha dos materiais, entendendo todos os processos da obra. Vamos lá!

Faça uma lista dos materiais

As listas podem ser uma grande aliada na hora de organizar o que será posto em prática. Facilitam os controles e deixam claras as reais necessidades para o projeto, sem contar que você não vai esquecer de nenhum item, possibilitando assim a destinação correta das suas finanças diante um orçamento específico.

Com a lista em mãos fica mais fácil negociar com os fornecedores e conseguir preços justos para os materiais. Seu bolso agradece!

A sua lista vai te ajudar a:

  • Ter controle de quantidades de cada material, de acordo com a fase;
  • Evitar desperdícios;
  • Manter a obra dentro do orçamento e por consequência economizar
  • Entender a relevância de cada item, buscando mais qualidade para a obra

Vamos por partes

Entender as fases da obra é imprescindível, afinal de contas, para cada situação haverá uma necessidade diferente. Ao construir uma casa, tudo precisa ser planejado e definido para evitar surpresas negativas, e aí podemos listar: a escolha do terreno, a criação do projeto e por aí vai. Da definição até o momento de iniciar a construção há um longo caminho a ser trilhado.

A construção passa por quatro fases:

Fase 1 – Estrutura

Responsável pela estabilidade e sustentação do projeto. Nesse momento é preciso atenção para que o sucesso da obra seja garantido. A estrutura é formada por fundação, lajes, pilares e vigas. Os materiais são: areia, blocos de concreto, cimento, vergalhões, pregos, escoras, argamassa, brita e madeiras.

Fase 2 – Alvenaria

O segundo passo é a alvenaria. Ela é responsável por formar o alicerce, a divisão dos ambientes. Além disso, vai organizar as instalações elétricas e hidráulicas; Aqui está o conjunto de blocos das paredes, tijolos, pedras, alicerces e muros. Os materiais usados são: cimento, tijolos, areia, blocos de concreto, argamassa, vergalhões, tubos de PVC, quadro de distribuição, reboco e caixas de luz.

Fase 3 – Cobertura

O terceiro passo é a cobertura, encarregada de dar proteção e o conforto termoacústico da obra. Serão usados: telhas, calhas e rufos, pregos, madeira, cimento, manta térmica, arame, vigas, caibros, vergalhões e caixa d’água.

Fase 4 – Acabamento

E por último, a fase do acabamento. Aqui serão instalados os revestimentos, metais, louças e forros, além da pintura e da passagem de fiação. Estão na lista: argamassa, gesso, lixas, interruptores, fechaduras, lâmpadas, rejunte, azulejos, pisos, janelas, esquadrias, tinta, pincéis, rolo de pintura e decoração.

Quais materiais comprar?

Após criar a sua lista e entender todas as fases da obra, chegou a hora de investir nos materiais de construção. Abaixo você confere alguns dos mais principais itens que não podem faltar no projeto.

Tijolos

Os tijolos cerâmicos oferecem inúmeras vantagens. Os tijolos de cerâmica da Cerâmica Princesa contam com tecnologia e alto padrão na hora da fabricação. Toda a linha é certificada e possui selo PSQ Blocos, o que garante que você estará usando produtos de qualidade na obra. Eles dão agilidade e economia na obra, pois são materiais fáceis de transportar e manusear. Além disso, oferecem um acabamento uniforme para a posterior aplicação do reboco. Dessa forma, dão maior conforto térmico e acústico, e oferecem segurança, resistência e durabilidade à obra.

Brita

A brita é um material que possui diferentes tipos de granulometrias. São classificadas de pedra brita 0, até 5. Cada um dos tipos possuem uma função específica na construção civil, e podem ser usadas para fabricação de concreto na construção de casas.

Areia

A areia possui diferentes tipos de tamanho do grão. Ela pode ser fina, média ou grossa. Possui diversas finalidades dentro de uma obra e que serão determinados conforme o tamanho do grão e a qualidade do material.

Telhas

Usadas para realizar a cobertura de telhados e para a proteção e o conforto térmico da obra, são itens essenciais. Procure conhecer os tipos de telha e quais os atributos de cada uma para facilitar a escolha mais adequada ao projeto.

Materiais hidráulicos e elétricos

Não esqueça de dar atenção ao sistema de distribuição de água e esgoto da sua casa. Eles são responsáveis pelo transporte da água da rua até a caixa d’água e distribuem entre os pontos de consumo, além de recolher e direcionar o esgoto para a rede pública.

Outro ponto importante é a parte elétrica. São eles que vão realizar a transmissão de energia elétrica da rua para dentro do ambiente. É composto por fios, cabos, disjuntores, tomadas, interruptores, lâmpadas, dentre outros.

Sustentabilidade na construção civil

À medida que o projeto vai se desenvolvendo, não esqueça da destinação correta dos resíduos. Afinal de contas, todo projeto, independente do tamanho, gera grandes quantidades de lixo, o que prejudica o meio ambiente.

Mantenha o canteiro de obras em dia e evite prejudicar o espaço. Apesar de ser possível calcular a quantidade de materiais que será gerada, é válido considerar as formas eficientes de aproveitamento do material e o descarte adequado.

Mão de obra qualificada

A mão de obra deve ser criteriosamente pensada ao elaborar o projeto de construção. Afinal, ela é decisiva quando se fala de produtividade e qualidade no serviço. Procure profissionais altamente qualificados para garantir os níveis de excelência, dando direcionamento à obra.

Esperamos contribuir para o planejamento da sua obra com esse guia básico. Para mais informações acompanhe as nossas redes sociais ou entre em contato conosco! E lembre-se: em nosso blog você sempre encontrará informações valiosas sobre os materiais e sobre a construção civil.

Fechar Menu