You are currently viewing Se você não organiza estrategicamente o layout da sua loja de materiais de construção, está deixando dinheiro na mesa!

Se você não organiza estrategicamente o layout da sua loja de materiais de construção, está deixando dinheiro na mesa!

O layout da sua loja de materiais de construção tem um enorme poder de influência na mente do consumidor no momento da compra. Você sabia disso?

Todas as grandes lojas físicas possuem um layout bem pensado para influenciar você a comprar mais. Num supermercado, por exemplo, se você entra pensando em comprar apenas um pãozinho, você terá que passar primeiro pelo corredor das geleias e do café, até chegar nos pães, que normalmente ficam do lado dos bolos, salgados e demais itens da padaria – tudo isso para te convencer a levar algo além do pão.

Por isso, hoje nós vamos ajudar você, dono de loja de materiais de construção, a organizar um layout de forma estratégica para não deixar dinheiro na mesa. Acompanhe a leitura até o final.

Tudo começa na fachada

Muitas vezes, a fachada é a primeira imagem da sua marca que é transmitida ao público. Por isso as pessoas precisam ser atraídas e se sentirem convidadas a entrar na sua loja através dela. Além disso, é importantíssimo que a identidade visual da sua marca esteja presente na fachada.

Alguns pontos a serem considerados:

– Respeite a legislação local – em algumas cidades, existem proibições a respeito das cores, materiais e divulgações;

– Use a tecnologia a seu favor, como painéis eletrônicos, pintura de vidros e plotagens;

– Seja adepto ao minimalismo – evite a poluição visual;

– Mantenha a fachada sempre limpa;

– Faça uma pesquisa a respeito do comportamento das pessoas – saber qual ponto da fachada ou frase chama mais atenção, por exemplo, irá lhe ajudar a otimizar ainda mais a fachada;

 

>> 5 dicas para aumentar as vendas na sua loja de materiais de construção <<

 

Produtos organizados por categorias

Na maioria das vezes, quem entra em uma loja de material de construção já sabe o que quer comprar, e a função de um bom layout é ajudar a pessoa a encontrar o que ela precisa.

Uma boa forma de fazer isso é organizando os produtos por categorias, que podem ser tintas, materiais de acabamento, elétrica, decoração, etc. Podem haver também os subgrupos: a parte de decoração pode conter itens de iluminação, móveis, entre outros.

Os clientes precisam circular facilmente

Um obstáculo que impede a circulação do cliente pode ser o mesmo que irá impedir uma compra de ser realizada!

Portanto, as prateleiras, produtos, divisórias e materiais de publicidade devem estar distribuídos estrategicamente sem que impeçam ou dificultam a circulação no interior da loja.

Isso porque quanto maior a circulação das pessoas, maior a probabilidade de os produtos serem vistos e, consequentemente, maiores podem ser os números de vendas.

A iluminação precisa ser caprichada

Uma boa iluminação permite que os clientes visualizem os produtos e leiam as informações sem problemas. Ambientes escuros onde as pessoas têm dificuldade de enxergar não são nada convidativos em um comércio, concorda? Por isso, capriche na iluminação da loja.

Você pode usar uma iluminação geral para o interior da loja, mas sem esquecer das prateleiras, principalmente onde se encontram os produtos pequenos, afinal de contas, os clientes precisam enxergar os pequenos detalhes dos produtos.

Atente-se também aos possíveis reflexos que podem ofuscar a visão dos clientes.

Faça parcerias de sucesso

Não adianta somente focar em um bom layout se você não oferecer bons produtos na sua loja. Logo, nossa dica final é para que você se certifique de que os produtos que serão vendidos sejam de uma marca de confiança e de credibilidade.

Quando se trata de tijolos cerâmicos, por exemplo, nós aqui da Cerâmica Princesa estamos há mais de 80 anos no mercado, contamos com uma produção mensal de 3,6 milhões de peças e um efetivo de mais de 100 colaboradores trabalhando em turnos ininterruptos, ajustando-se aos atuais métodos de evolução determinados pelo mercado global.

Aderimos ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) em 2001, que tem o objetivo de fazer com que todos os insumos utilizados na construção civil estejam em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A nossa filosofia é inovar a cada dia, a fim de atender às necessidades dos nossos clientes, fornecedores e colaboradores, mantendo o alto padrão de qualidade e contribuindo social e politicamente com o desenvolvimento do nosso município, região e estado.

Agende uma conversa com um de nossos consultores!