Quer saber como economizar na construção ou reforma da sua casa? Veja aqui algumas dicas práticas

Quer saber como economizar na construção ou reforma da sua casa? Veja aqui algumas dicas práticas

Na hora de construir ou reformar, nos deparamos com um grande desafio: conseguir fazer o imóvel ficar mais bonito, confortável e seguro sem gastar muito.

Para nossa sorte, esse desafio não é impossível de ser cumprido. Com planejamento e criatividade, é possível construir ou reformar e ainda economizar.

Acompanhe as dicas que nós da Cerâmica Princesa preparamos para você!

Tenha um planejamento bem definido

Um planejamento bem definido é fundamental para que não haja desperdícios e falhas no seu projeto. Além disso, um dos principais benefícios de se ter um planejamento é que com ele fica mais fácil de se fazer o orçamento com todos os gastos previstos em relação à mão-de-obra, materiais necessários, entre outros.

Por incrível que pareça, o planejamento é uma etapa que muitos esquecem, mas seja em construções ou reformas, essa preparação é o segredo para diminuir os gastos e garantir um serviço de qualidade sem dores de cabeça.

Compare e pesquise os preços

O momento de construir ou reformar também é um momento de pechinchar!

Pesquise o preço dos materiais que você listou no seu planejamento em lojas próximas à sua casa, na internet e etc. Compare preços, peça descontos e considere fazer as compras em maior quantidade para que o valor da unidade seja menor.

Outra coisa extremamente importante que você precisa pesquisar é o valor do serviço dos profissionais que farão o projeto de construção ou reforma da sua casa. Escolha um bom profissional que possa te entregar um resultado final satisfatório, e por isso, não analise somente o preço, mas também a qualidade do serviço: veja os projetos que já foram entregues, a reputação do profissional, as formas de pagamento, entre outros.

Utilize o que você já tem em casa

Caso você já tenha feito construções ou reformas anteriormente, é provável que você já possua alguns materiais que podem ser reciclados ou reutilizados. Isso é uma forma de utilizar a criatividade para economizar.

Antes de começar a comprar o que você definiu no planejamento, verifique suas caixas de mudança, sua despensa ou aquele quartinho onde você costuma guardar coisas velhas e veja se você já não tem o que precisa.

Tudo o que pode ser reaproveitado e feito por conta própria irá deixar o projeto não só mais econômico, mas também mais especial.

Isso vale também para mão-de-obra, viu? Caso você tenha habilidade na pintura de paredes, montagem de jardim ou na finalização de canto, porque não fazer você mesmo? Claro que existem algumas demandas que necessitam de um profissional capacitado, mas para as tarefas mais simples, essa pode ser uma ótima oportunidade para você testar suas habilidades.

Cuidado: o barato pode sair caro

Economizar é importante, mas é perigoso considerar este o único fator para ser levado em conta na hora de construir ou reformar.

Na hora de escolher os materiais que serão utilizados, por exemplo, atente-se a qualidade e a durabilidade dos mesmos caso você for fazer compras. O mesmo vale para a contratação de mão de obra – como falamos, não analise somente o preço, mas também a qualidade do serviço.

É importante que você não deixe de construir ou reformar se o motivo for a falta de recursos financeiros. Sempre analise se não há uma forma de simplificar a construção para executar o que foi definido no planejamento de forma simples e eficaz.

 

Gostou das nossas dicas? Reflita sobre tudo isso e vamos economizar na hora de construir ou reformar! Você também pode se interessar por este outro conteúdo: clique aqui e veja quais são os materiais de construção básicos para sua obra.

E claro, se você quiser saber como nós podemos te auxiliar na sua obra, clique aqui e entre em contato conosco!