NR 11: saiba a sua importância

NR 11: saiba a sua importância

O que é a NR 11 e qual a sua importância?

No artigo a seguir trazemos mais informações para você entender o que Norma Regulamentadora é essa e como ela impacta na construção civil.

Em todas os setores de trabalho existem normas trabalhistas para garantir a saúde e segurança do trabalhador.

Elas são necessárias para evitar acidentes e complicações, assim como para motivar os funcionários a permanecerem em um ambiente de trabalho seguro e agradável.

Na construção civil, existem diversas normas especificas para o setor, que tem grande utilização de insumos de risco e equipamentos que necessitam de cautela em seu manuseio.

Neste artigo, falaremos da NR 11, norma regulamentadora que trata do transporte, armazenagem e manuseio de materiais.

O que é a NR 11?

A NR11 é uma norma regulamentadora responsável por garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores da construção civil, e busca reduzir os riscos de acidentes em ambientes de trabalho no transporte, armazenagem e manuseio de materiais.

Cumprir estas exigências é fundamental, uma vez que o transporte e manuseio de materiais e máquinas são tarefas frequentes em um canteiro de obras, e trazem certos riscos aos trabalhadores envolvidos nestas atividades.

As normas regulamentadoras de transporte, armazenagem e manuseio de materiais são divididas em quatro setores:

Operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras

Os equipamentos utilizados para movimentação devem estar em perfeito estado e oferecer ao trabalhador as condições de segurança e resistência necessárias.

Em equipamentos motorizados, é necessário que o colaborador tenha a habilitação necessária para dirigir o veículo e um cartão de trabalho identificado com foto e nome completo.

A validação deste tipo de habilitação é de um ano, e o cartão deve ser renovado pelo próprio trabalhador.

Em locais de trabalho muito fechados e com pouca ventilação, é preciso tomar cuidado para que a emissão de gases dos equipamentos não ultrapasse a quantidade permitida.

Trabalho em atividades de transporte de sacas

É considerado transporte de sacas quando o trabalhador carrega – de forma continua, ou não –  o peso sozinho em uma distância de até 60 metros.

Neste tipo de situação é preciso ficar atento aos possíveis acidentes relacionados a ergonomia.

O transporte precisa ser realizado de maneira correta, de acordo com as medidas de segurança exigidas.

A NR 11 estabelece, que em alguns casos os trabalhadores usem uma cinta ergonômica, ou que sejam utilizadas esteiras rolantes e empilhadeiras.

Armazenamento de materiais

O armazenamento de materiais deve respeitar as características de cada insumo e ainda, a segurança dos trabalhadores da obra.

Por exemplo, os materiais não podem estar empilhados de modo que escondam equipamentos contra incêndio ou boqueiem portas e saídas de emergência.

É preciso tomar cuidado também, com espaço de circulação dos funcionários, iluminação e outros acessos, assim como o armazenamento de materiais inflamáveis.

Movimentação, armazenagem e manuseio de chapas de rochas ornamentais

Nestes casos a NR 11 estabelece normas de identificação de carga máxima, em todos os equipamentos utilizados na obra, assim como a disponibilidade de um manual de instrução dos procedimentos necessários em cada atividade.

O espaço de movimentação de chapas deve proporcionar segurança aos trabalhadores, e é recomendado ainda, que seja interrompida a circulação de pessoas durante esse processo.

Capacitação e conhecimento

A NR 11 determina ainda, que todos os trabalhadores tenham capacitação a respeito das normas de segurança, assim como orientações sobre a importância de cumprir as normas estabelecidas.

Segundo a norma regulamentadora a capacitação dos funcionários deve acontecer em três etapas, sendo elas:

  • Saúde e segurança e higiene no trabalho;
  • Estudo do conteúdo da NR 11;
  • Segurança na operação.

Realizar os treinamentos adequados é fundamental para evitar os acidentes de trabalho e outras situações desagradáveis dentro do canteiro de obras.

Em alguns casos, é necessário também que os trabalhadores apresentem exames ocupacionais que comprovem sua aptidão para operar os equipamentos.

Outras normas regulamentadoras

Além da Norma Regulamentadora 11 existem ainda, outras normas de saúde e segurança do trabalho que devem ser seguidas por empresas da construção civil.

Elas tratam de fatores como ergonomia, meio ambiente, segurança, máquinas e equipamentos.

É importante estar atento a todas as normas exigidas, uma vez que elas garantem a segurança e bem-estar dos trabalhadores, reduzindo acidentes e aumentando a produtividade no canteiro de obras.

Além disso, estar dentro das normas evita possíveis multas e ações trabalhistas contra a empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu