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Como gerir uma loja de material de construção de maneira assertiva?

Para que qualquer negócio obtenha lucros, é essencial fazer uma boa gestão, e quando falamos de uma loja de material de construção, isso não é diferente.

Entretanto, diversos empreendedores acabam enfrentando dificuldades nesse quesito. Pensando nisso, nós aqui da Cerâmica Princesa resolvemos criar esse artigo com os melhores direcionamentos para te ajudar a gerir uma loja de material de construção da maneira mais assertiva possível.

Acompanhe a leitura até o final!

1 – Tenha o controle do estoque

Quando se tem o controle adequado do estoque da sua loja de material de construção, você garante o bom funcionamento de todas as operações da empresa. Isso porque esse controle diz respeito a todo o fluxo de entrada e saída da loja, logo, você irá prever as necessidades de compras e ainda poderá reduzir possíveis perdas de produtos que passaram da validade, por exemplo.

Uma boa sugestão aqui é para que você faça um inventário do estoque, que é um documento onde constam todos os produtos da loja classificados por setores e preços.

Com um inventário, você terá mais clareza sobre quais produtos são mais vendidos, quais estão vencendo e quais os que não têm muita saída.

2 – Preste atenção ao financeiro

O financeiro não se resume apenas ao número de vendas da sua loja, apesar de este ser extremamente importante.

Aqui estamos falando de um contexto geral das suas finanças, o que inclui as folhas de pagamento, aluguel, valor do estoque, impostos e todo o fluxo atual do caixa.

Se você tiver todos esses números reunidos no papel, fica muito mais fácil de entender qual é a situação financeira atual da empresa e traçar estratégias para melhorar ainda mais o andamento do seu negócio.

3 – Qualifique a sua equipe de vendas

Como falamos no tópico anterior, o número de vendas da sua loja é extremamente importante, afinal de contas, você terá sérios problemas se a conta não fechar no final do mês, não é mesmo?

São os seus vendedores que têm contato direto com os clientes, e para garantir que eles mantenham um bom relacionamento e realizem mais vendas, é preciso investir em capacitação e treinamento.

Quando você faz isso, todos saem ganhando; seus clientes terão um melhor atendimento e conseguirão resolver seus problemas e a sua loja será muito mais lucrativa.

Temos um artigo no nosso blog sobre como qualificar a equipe de vendas da sua loja de material de construção. Se você quiser conferir, basta clicar aqui.

4 – Escolha bons fornecedores

Contar com bons fornecedores para sua loja de material de construção é uma boa pedida tanto para garantir mais vendas quanto para criar uma boa reputação no mercado.

Retrabalho, dores de cabeça e extrapolação de prazos são algumas das desvantagens que você terá caso não acerte nessa escolha.

Certifique-se de que os produtos que serão fornecidos têm qualidade comprovada. Você não deseja que seus clientes fiquem decepcionados por comprarem produtos de má qualidade na sua loja, não é mesmo?

Por isso, nossa quarta e última dica é para que você faça parcerias de sucesso no quesito fornecedores.

Quando se trata de tijolos cerâmicos, por exemplo, nós aqui da Cerâmica Princesa estamos há mais de 80 anos no mercado, contamos com uma produção mensal de 3,6 milhões de peças e um efetivo de mais de 100 colaboradores trabalhando em turnos ininterruptos, ajustando-se aos atuais métodos de evolução determinados pelo mercado global.

Aderimos ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) em 2001, que tem o objetivo de fazer com que todos os insumos utilizados na construção civil estejam em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A nossa filosofia é inovar a cada dia, a fim de atender às necessidades dos nossos clientes, fornecedores e colaboradores, mantendo o alto padrão de qualidade e contribuindo social e politicamente com o desenvolvimento do nosso município, região e estado.

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