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Dicas para qualificar a equipe de vendas em lojas de material de construção

Você sabe dizer quem são as pessoas que mais têm contato direto com os clientes da sua loja de materiais de construção? Como está a sua equipe de vendas?

Caso ainda não tenha notado, são os seus vendedores. Eles conversam cara a cara com os clientes, entendem quais são os problemas e apresentam os produtos da sua loja de material de construção.

E para garantir que eles desempenhem essa função importantíssima da maneira mais acertada possível, mantendo um bom relacionamento com os clientes e realizando mais vendas, é preciso investir em capacitação e treinamento.

O sucesso da sua empresa está intimamente ligado com o desempenho dos seus vendedores.

Quando você atualiza e capacita seus vendedores, você e seus clientes saem ganhando; seus clientes terão um melhor atendimento e conseguirão resolver seus problemas adquirindo os produtos certos e você terá uma loja muito mais lucrativa.

Ótimo negócio, não é mesmo?

Pensando nisso, nós aqui da Cerâmica Princesa resolvemos preparar este artigo para explicar por que você deveria qualificar ainda mais a sua equipe de vendas na loja de material de construção e como fazer isso. Acompanhe até o final!

Dicas para qualificar ainda mais a equipe de vendas

– Garanta que seus vendedores conheçam muito bem a empresa: se a sua loja já possui histórias e dados relevantes, é importante que sua equipe de vendas esteja por dentro disso. Quando você sabe vender sua própria missão, valores e propósito, seus funcionários ficam mais engajados com a causa da empresa e, consequentemente, tendem a vender mais.

Deixe muito claro para sua equipe qual é o papel deles na realização do objetivo que você quer atingir.

– Realize dinâmicas em grupo: o que o seu vendedor pode fazer quando um cliente não confia em algum produto da sua loja? Isso pode ser discutido e treinado numa dinâmica em grupo, onde você pode fazer uma simulação da realidade. O objetivo dessa estratégia é estimular o raciocínio rápido dos seus colaboradores, buscando mostrar uma abordagem mais eficaz e apresentando perguntas padrões que podem ser feitas pelos clientes na loja. Tudo isso deixará seus vendedores muito mais preparados.

– Faça reuniões diárias: muitos vendedores da sua equipe querem dar ideias e fazer comentários a respeito de oportunidades na loja de materiais de construção. Por isso, nada melhor do que realizar reuniões diárias para dar voz a sua equipe. Como gestor,  você precisa ser direto nas reuniões para não perder tempo. Um pequeno roteiro contendo informações-chaves, feedbacks que precisam ser dados e avisos importantes pode ajudá-lo neste momento.

Sua loja de material de construção precisa oferecer produtos de qualidade comprovada

De nada adianta qualificar a sua equipe se eles forem vender produtos de má qualidade, não é mesmo?

Por isso, nossa dica final é para que você se certifique de que os produtos que os seus vendedores irão oferecer sejam de qualidade comprovada.

E quando se trata de tijolos cerâmicos, por exemplo, nós aqui da Cerâmica Princesa contamos com uma produção mensal de 3.600.000 peças, além de um efetivo de mais de 100 colaboradores trabalhando em turnos ininterruptos, ajustando-se aos atuais métodos de evolução determinados pelo mercado global e buscando sempre oferecer aos nossos clientes produtos e serviços de alta qualidade.

Aderimos ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) em 2001, e nos certificamos em 23 de setembro de 2003. O objetivo do programa PBQP-H é tornar todos os insumos utilizados na construção civil, bem como o produto acabado, em conformidade com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

A nossa filosofia é inovar a cada dia, a fim de atender às necessidades dos nossos clientes, fornecedores e colaboradores, mantendo o alto padrão de qualidade e contribuindo social e politicamente com o desenvolvimento do nosso município, região e estado.

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