Tendências na Construção Civil para 2020

Tendências na Construção Civil para 2020

Tendências na Construção Civil para 2020.

Todas as áreas estão sujeitas às mudanças e não é diferente no setor de construção civil.

A cada ano surgem tendências no setor, ocasionadas pelo desenvolvimento tecnológico, por alterações que ocorrem no mercado e pelas mudanças de comportamento dos consumidores.

Em uma busca constante por melhorias, as empresas que desejam continuar em alta no mercado, precisam acompanhar essas tendências.

Por isso nesse artigo, iremos falar sobre as principais tendências na construção civil para 2020.

Sustentabilidade

Já fazem alguns anos que a sustentabilidade vem sido falada como uma tendência e não é à toa.

A cada dia, o tema cresce no mundo inteiro e em todas as áreas empresas buscam pelo desenvolvimento sustentável, que é a busca pelo equilíbrio entre a preservação ambiental e o crescimento socioeconômico.

Com isso, surgem novas alterativas para elaborar e executar projetos pensando na preservação do meio ambiente.

Novos materiais sustentáveis já estão sendo comercializados, mas algumas atitudes simples, como a reciclagem e reaproveitamento de resíduos, já podem gerar bons resultados.

Outras medidas que podem ser tomadas também, é o plantio de áreas verdes, reaproveitamento da água da chuva e geração de energia solar.

Essas ações sustentáveis na construção civil geram benefícios ao planeta e também aos empreendimentos, já que muitos consumidores buscam por certificações e selos de sustentabilidade.

Baixe o catálogo da Cerâmica Princesa

Sistemas de automação de processos

A automação de processos é uma tendência que faz muita diferença na construção civil, já que interfere na segurança, minimiza erros, diminui falhas e ainda gera economia.

Dentro de uma construtora, um sistema de automação pode realizar cobranças automáticas de faturas, acompanhar o andamento físico e financeiro da obra, integrar o setor de compras e obras, entre muitas outras vantagens.

Já os sistemas de automação predial, controlam luz, água, acessos de segurança, automação de refrigeração, aquecimento, gás, etc.

Isso torna as construções mais inteligentes, deixando os ambientes mais agradáveis e seguros.

Material pré-fabricado

Outra tendência para 2020 é a utilização de pré-fabricados de concreto.

Os materiais pré-fabricados contribuem para a redução de custos porque são produzidos em ambiente controlado, o que aumenta sua qualidade e diminui desperdícios.

Na obra, o uso desses materiais também diminui a de mão de obra, um dos maiores custos na construção civil.

Além disso, uma construção pré-fabricada pode ser concluída mais rapidamente do que outros métodos de construção tradicionais.

Tecnologia

A cada ano surgem novas tecnologias para facilitar a nossa vida e na construção civil não é diferente.

Robótica, realidade aumentada, escaneamento 3D e compartilhamento em nuvem estão entre as principais tendências para 2020.

Para isso, é preciso certo investimento em programas, aplicativos e softwares, mas isso futuramente gera mais economia, pois além de facilitarem processos, geram construções com mais qualidade.

Novos materiais

O surgimento de novos materiais também é uma tendência para 2020.

Fatores como a sustentabilidade e a busca por matérias-primas eficientes com baixo custo de extração, são os principais motivos que levam ao aperfeiçoamento de materiais.

Entre esses novos materiais que estão surgindo, podemos citar tijolos de lã, telhas solares, concreto sustentável e janelas de vidros triplos.

Além desses itens, o isolamento de papel, feito sobretudo, a partir de material reciclado, é uma tecnologia cujo uso tem sido cada vez maior nas obras de todos os tipos e tamanhos.

O setor de construção civil vem passando por grandes avanços e as empresas que acompanham as tendências e se atualizam, saem na frente para crescerem em um mercado tão competitivo.

 

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu