Uma das principais preocupações do segmento da construção civil é a redução de custos, principalmente quando o cenário é de crise e instabilidade econômica como estamos vivendo atualmente.
É por isso que este desafio precisa ser encarado com inteligência e cautela, até porque um corte de custos feito de maneira indiscriminada pode fazer o tiro sair pela culatra.
Mas não se preocupe, preparamos este conteúdo com 4 dicas valiosas para você economizar na obra da forma mais assertiva e produtiva possível.
Vamos às dicas?
1 – Comece pelo planejamento
Quando falamos em redução de custos, o primeiro passo é sempre o planejamento. Erros, acidentes e desperdícios tendem a ser evitados ou resolvidos quando é feito um planejamento anteriormente.
Neste primeiro passo, é preciso prever os variados cenários de forma a garantir que o orçamento previsto para a realização da obra não seja ultrapassado, que os prazos sejam cumpridos e que o trabalho seja realizado com eficiência.
Um planejamento permite que você esteja preparado e saiba como agir em situações críticas que podem comprometer a realização do trabalho ou extrapolar os custos do orçamento.
2 – Contrate uma equipe qualificada
Não adianta nada ter um ótimo planejamento se não há bons profissionais para executá-lo, não é mesmo?
É claro que nem sempre é fácil encontrar profissionais que já sejam qualificados e experientes. Neste caso, é possível oferecer cursos e treinamentos para profissionais com pouca experiência para que estes aprendam a realizar um trabalho na obra de forma econômica e eficiente.
3 – Faça o uso de materiais e equipamentos de qualidade
Investir em matéria-prima de qualidade faz uma grande diferença se você deseja reduzir custos. Materiais e equipamentos com boa procedência podem garantir melhor performance e durabilidade para o trabalho da construtora.
Imagine comprar um equipamento mais barato pensando em economizar e ter que trocá-lo porque ele quebrou no meio da obra. É aquela velha história de que o barato sai caro, e na construção civil isso não é diferente.
Materiais e equipamentos duradouros não só oferecem produtividade e economia, mas beneficiam o meio ambiente. Você sabia que boa parte do lixo produzido no mundo provém da construção civil?
4 – Tenha a tecnologia como uma aliada
Computadores, celulares, softwares e demais ferramentas tecnológicas podem ser de grande valia quando o objetivo é reduzir custos na construção civil.
Dentre as principais ferramentas, destacamos primeiramente os softwares: existem aqueles que podem auxiliar na construção, que é o caso do AutoCAD, e ainda aqueles voltados para gestão da obra, como o BIM (Building Information Model).
Além disso, existem softwares que são voltados exclusivamente para redução de custos na obra, e ainda há aplicativos que podem ser instalados nos celulares para serem usados in loco, otimizando ainda mais o trabalho.
Agora você já sabe quais são as 4 dicas valiosas que toda construtora precisa conhecer para economizar na obra.
Se você gostou do nosso conteúdo e quer continuar acompanhando nosso blog, veja 5 dicas para otimizar o trabalho dos pedreiros.
E claro, se você quiser saber como nós podemos te auxiliar na sua obra de construção civil, clique aqui e entre em contato conosco!