You are currently viewing Como usar o tijolo aparente na sua decoração? Veja aqui

Como usar o tijolo aparente na sua decoração? Veja aqui

Rústicos, charmosos e versáteis, os tijolos aparentes estão ganhando cada vez mais destaque no universo da decoração, uma vez que são capazes transformar uma casa em referência de estilo.

Hoje, este revestimento faz parte de diversas residências e ambientes comerciais contemporâneos. Entretanto, para ser assertivo na aplicação do mesmo, é preciso planejamento e cautela.

Pensando nisso, nós aqui da Cerâmica Princesa resolvemos preparar este artigo para te explicar como usar o tijolo aparente na sua decoração de maneira correta. Acompanhe a leitura.

Modelos de tijolos

O primeiro passo para acertar no uso do tijolo aparente é encontrar o modelo que esteja de acordo com o seu ambiente. Existem os tijolos de demolição, os vazados, os laminados, os ingleses e os maciços.

O ideal é que a escolha do modelo case com as cores e com a decoração do seu espaço.

Uma das principais vantagens do tijolo aparente é que ele não fica restrito a um único ambiente da casa; é possível utilizá-lo no quarto, na sala, na cozinha ou no escritório, por exemplo. Vamos falar sobre isso mais adiante.

Atenção no assentamento

O tijolo é uma matéria-prima bastante durável, mas quando exposto, necessita de uma atenção especial, principalmente durante a instalação.

A parede precisa estar limpa e seca, mas com algumas pequenas ranhuras para que aderência seja aumentada durante o assentamento.

É importante também que você verifique se as juntas horizontais e verticais estão coincidindo e proporcionando um visual harmônico.

Quando falamos em juntas, existem três formas de aplicar a massa na parede: cheia, seca e frisada. A cheia é quando a junta fica nivelada na superfície do tijolo. A seca é quando os tijolos ficam uns sobre os outros. Já na frisada, exclui-se a massa entre os tijolos, criando assim uma profundidade entre eles.

Cuidados na manutenção

Em decorrência da porosidade do material, as paredes com tijolo aparente demandam de cuidados constantes.

Para evitar que o tijolo solte pó pela casa, é recomendável lixar ou esfregar a parede após a instalação.

Fazer a impermeabilização dos tijolos também é essencial, já que isso evita a formação de limo e também de sujeira acumulada.

Tijolo aparente em cada ambiente

Quarto

O tijolo aparente no quarto pode ser uma ótima pedida para quem gosta de um estilo moderno. No exemplo, a parede escolhida para o revestimento foi a da cabeceira da cama e o lustre trouxe ainda mais personalidade à decoração.

Home office

Hoje em dia muitas pessoas passaram a trabalhar do conforto das suas casas com a chegada do home office. Logo, essa é uma boa oportunidade de decorar o ambiente em que você passa grande parte do tempo.

Um benefício da decoração com tijolo aparente é que ele pode diferenciar um determinado ambiente do restante da casa, o que faz o seu cérebro entender que quando você está ali, é hora de trabalhar.

Cozinha

Por ser resistente e apresentar alta durabilidade, o tijolo aparente pode ser usado na decoração da cozinha da sua casa. Aqui, é possível aplica-lo tanto em todas as paredes do ambiente como em apenas pequenas áreas que irão se tornar o ponto focal da decoração.

É importante ressaltar que depois de montados, eles podem ser pintados de acordo com o seu desejo.

 

O que você achou do conteúdo de hoje? Ficou com alguma dúvida? Comente aqui embaixo!

Conheça a Cerâmica Princesa 

É sempre importante contar com quem tem experiência e autoridade no assunto quando se trata de tijolos cerâmicos.

Há mais de 80 anos de mercado, estamos presentes nas obras mais conceituadas da região, como o Yachthouse by Pininfarina, por exemplo, o maior edifício da América Latina.

A qualidade dos materiais está intimamente ligada com o sucesso de uma obra. Não perca tempo, clique aqui e fale conosco!