You are currently viewing Como é produzido um tijolo cerâmico? Conheça esse processo completo aqui

Como é produzido um tijolo cerâmico? Conheça esse processo completo aqui

Você já se perguntou como é o processo de produção de um tijolo cerâmico? Essa é uma dúvida muito comum, até mesmo entre algumas pessoas que trabalham no ramo da construção civil.

E já que nós da Cerâmica Princesa estamos há mais de 80 no mercado e contamos com uma produção mensal de 3,6 milhões de peças de tijolos cerâmicos, resolvemos preparar esse artigo para que você conheça detalhadamente esse processo completo.

Acompanhe a leitura conosco até o final!

Extração da matéria-prima

A principal matéria-prima utilizada na produção de tijolos cerâmicos é a argila; ela é extraída da natureza com o auxílio de retroescavadeiras e transportada até a nossa cerâmica.

Estocagem da argila

Armazena-se a argila em depósitos próprios onde ela permanece por pelo menos um ano descansando para depois ser transportada até a fábrica, onde damos início à preparação da massa e passamos pelos seguintes processos:

Destorroador

É um processo que tem o intuito de quebrar a argila em partes menores, para que assim os grãos estejam mais homogêneos e compatíveis com o caixão alimentador.

Caixão Alimentador

O objetivo aqui é controlar a quantidade de massa argilosa a ser processada nas próximas etapas.

Mistura

Nos misturadores, a argila e a água são misturadas, formando o traço ideal para a produção dos tijolos cerâmicos. Aqui também adicionamos água para deixar a massa com 22% de umidade, o que é ideal para extrusão.

Desintegrador

Onde ocorre a trituração dos torrões resultantes do processo de alimentação. Essa etapa contribui para que a massa se torne mais homogênea e quebre as partículas de pedras ou raízes.

Laminação

Os rolos compactam a argila a uma espessura de 3mm, transformando-a em um material mais denso. Aqui também são eliminadas pequenas pedras e outros materiais que podem ocasionar defeito nos produtos.

Extrusão

A argila passa por um molde definido de acordo com o tipo e formato a ser produzido, formando uma coluna contínua para a etapa posterior.

Corte

Fios de aço chamados cordoalhas realizam o corte das peças em dimensões pré-estabelecidas, conforme determina a norma ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Secagem

Retira-se o excesso de água utilizado durante a fabricação do produto, o que é muito importante para evitar defeitos e trincas nas peças.

Queima

Após a secagem, as peças são encaminhadas para os fornos em uma temperatura entre 700°C e 850°C. Esse processo proporciona aumento de massa específica, dureza e resistência mecânica.

Inspeção

Os tijolos são inspecionados para garantir a qualidade de cada lote.

Armazenamento

Na última etapa, os produtos são armazenados no estoque, enquanto resfriam em temperatura ambiente para depois passarem para o carregamento e expedição.

 

O que você achou desse processo? Já o conhecia? Deixe pra gente nos comentários!

Conheça a Cerâmica Princesa 

É sempre importante contar com quem tem experiência e autoridade no assunto quando se trata de tijolos cerâmicos.

Estamos presentes nas obras mais conceituadas da região, como o Yachthouse by Pininfarina, por exemplo, o maior edifício da América Latina.

Aderimos ao PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat) em 2001, que tem o objetivo de fazer com que todos os insumos utilizados na construção civil estejam em conformidade com a ABNT  (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

A nossa filosofia é inovar a cada dia, a fim de atender às necessidades dos nossos clientes, fornecedores e colaboradores, mantendo o alto padrão de qualidade e contribuindo social e politicamente com o desenvolvimento do nosso município, região e estado.

Agende uma conversa com um de nossos consultores!