Você está visualizando atualmente 10 etapas de uma obra para você que está pensando em construir

10 etapas de uma obra para você que está pensando em construir

Estar preparado e prever riscos é fundamental para evitar dores de cabeça desnecessárias, não é mesmo? Por isso, se você está prestes a construir, conhecer as etapas de uma obra irá te preparar para possíveis imprevistos que possam acontecer e ainda irá te ajudar no planejamento financeiro, já que você poderá ter uma ideia de quanto cada etapa irá te custar.

Por isso, nós da Cerâmica Princesa preparamos este guia com 10 etapas de uma obra para quem está pensando em construir.

Acompanhe a leitura conosco até o final.

 

1 – Planejamento

Um planejamento bem definido é fundamental para que não haja desperdícios e falhas no seu projeto. Além disso, um dos principais benefícios de se ter um planejamento é que fica mais fácil de se fazer o orçamento com todos os gastos previstos em relação à mão-de-obra, materiais necessários, entre outros.

Por incrível que pareça, o planejamento é uma etapa da obra que muitos esquecem, mas seja em construções ou reformas, essa preparação é o segredo para diminuir os gastos e garantir um serviço de qualidade.

 

2 – Escolha do terreno

A quantia que você pretende investir no projeto será determinante para você escolher o terreno. Uma boa dica aqui é para que você não pense somente no tamanho do terreno, mas também na localização, na segurança pública e no tipo da construção que será levantada – uma casa planta exige um terreno maior que um sobrado, por exemplo.

Outro aspecto que vale ficar atento é nas possíveis enchentes e alagamentos que podem ocorrer na região também.

 

3 – Contratação de mão de obra

Uma das formas mais eficientes para se encontrar mão de obra qualificada é por meio da indicação de amigos e familiares.

Porém, é sempre bom fazer a sua própria pesquisa; use a internet a seu favor para procurar bons profissionais que realizam os serviços que você necessita.

E por fim, cuidado para não contratar alguém apenas pelo preço – tenha como prioridade a qualidade do serviço. Afinal de contas, o barato pode sair caro.

 

4 – Fundação

A fundação é a primeira etapa da construção em si e uma das mais importantes, pois se ela não for realizada corretamente, todo o resto é comprometido. É neste momento que o terreno precisa ser limpo e nivelado para fazer o alicerce.

 

5 – Levantamento das paredes

Após a fundação, é hora de levantar as paredes. Aqui, são utilizados materiais como tijolos, cimento e areia.

Caso você necessite de tijolos cerâmicos certificados que garantam mais segurança e qualidade na execução dos projetos, conte com a Cerâmica Princesa.

Somos uma indústria de tijolos com mais de 80 anos de mercado, e estamos presentes nas obras mais conceituadas da região, como o Yachthouse by Pininfarina, o maior edifício da América Latina.

Não perca tempo, clique aqui e fale conosco!

 

6 – Estrutura

Com as paredes levantadas, é chegada a hora de construir as colunas e vigas que sustentarão a casa.

É importante ressaltar que o tipo de estrutura deve ser definido antes de iniciar a construção, ou seja, na etapa do planejamento.

 

7 – Instalações elétricas e hidrossanitárias

Esse é o momento de instalar os sistemas que passam por dentro das paredes: os cabos e canos e o quadro de distribuição de energias, conexões e fios.

 

8 – Cobertura

Com a laje pronta, o telhado pode ser feito, este que pode ser exposto ou embutido. Aqui é possível utilizar telhas de cerâmica, concreto, PVC, telhas ecológicas, etc. Este é outro ponto que é essencial aparecer no planejamento inicial.

 

9 – Acabamento

A primeira parte dos acabamentos vem a iluminação e hidráulica, com registros, vasos, sifões, pias, torneiras e lâmpadas.

Após isso vêm as pinturas, onde o ideal é que a primeira demão seja dada antes das instalações finais de elétrica, colocação de espelhos, tomadas, interruptores, rodapés, etc, e a última demão deve ser realizada após todas as instalações necessárias, deixando os retoques necessários após a chegada da mobília e dos itens de decoração.

 

10 – Decoração

Nesta etapa, a construção já está ficando do jeito que você imaginou, restando apenas a decoração com os móveis, quadros e objetos de decoração que você sonha há tanto tempo.

 

Gostou das nossas dicas? Reflita sobre tudo isso e tenha sucesso na construção da sua casa própria!

Você também pode se interessar por este outro conteúdo: clique aqui e veja quais são os materiais de construção básicos para sua obra.

E claro, se você quiser saber como nós podemos te auxiliar na sua obra, clique aqui e entre em contato conosco!